Técnicas de Entrevista

Objetivos do Módulo

Aprimorar o processo de coleta de informações para descrição de processos, investigação e apuração de fatos e busca de evidências testemunhais.

A quem se destina

Auditores, Gestores de Riscos, Consultores de Controles Internos e Compliance, Gestores de auditoria e outros profissionais envolvidos mais diretamente no processo de desenho e melhoria do sistema de controles e de governança corporativa.

Programa

O processo de Comunicação no Mundo Corporativo
Processo de Gestão do Conhecimento e Segurança da Informação
A Investigação Empresarial – conceitos, abordagens e como desenvolver uma investigação
Técnicas de Entrevistas – objetivos, coleta de informações, sinais do
interlocutor, linguagem verbal e corporal
Tipos de Perguntas – indução, dissimulação, ocultação, cruzamento de
informações, evidências, denúncias, provas
Perfil do entrevistado – aspectos psicológicos
Ambiente para entrevista – limites legais e suporte jurídico

Instrutor

NILTON DOS SANTOS

Profissional das áreas de Auditoria Interna, Compliance e PLD, Controles Internos, Gestão de Riscos, Prevenção a Fraudes e Governança Corporativa. Formado em Administração de Empresas, possui 27 anos de experiência em projetos nessas áreas e ainda em Business Inteligence, CSA, SOX, COSO, COBIT, Acordo da Basiléia, Planejamento Estratégico e Gestão Empresarial.

Executou inúmeros trabalhos e projetos de consultoria, focados na implementação de sistemas de gestão de riscos, matriz de risco e análise/revisão de processos de negócios, revisões e exames de auditoria interna, terceirização e implementação de áreas de auditoria interna, compliance e de controles internos.

Ao longo da carreira atuou em empresas de primeira linha do cenário nacional e internacional e nos anos 2000 foi consultor de duas Big Four, realizando trabalhos no Brasil, Argentina e EUA.

Diretor Executivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA Brasil de 2008 a 2010.

Em 2009 obteve certificação em Quality Assessment Review (QAR) do The IIA – The Institute of Internal Auditors, que o habilita como Revisor segundo as técnicas internacionalmente requeridas para avaliação das áreas de auditoria interna.

Professor, palestrante e conferencista em diversas entidades, cursos, seminários e congressos nacionais e internacionais realizados na sua área de atuação. Atualmente é Sócio da Santos & Faria Consultoria Empresarial e faz parte do grupo de instrutores da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos.

Carga Horária

8 horas

Local de Realização

Matrícule-se

R$ 940,00

Consulte condições especiais para Grupos da Mesma Empresa

Disponibilidade

Inscrições

Até encerrarem-se as vagas

solicite um treinamento personalizado